Tede: A Renovação Carismática Católica E A Elaboração Da Identidade Religiosa Dos Seus Seguidores : Desafios E Limites Dentro Do Catolicismo

· 4 min read
Tede: A Renovação Carismática Católica E A Elaboração Da Identidade Religiosa Dos Seus Seguidores : Desafios E Limites Dentro Do Catolicismo

A pesquisa baseou-se em revisão de bibliografia especializada partindo de obras de autores que trabalham a temática do catolicismo popular. Por outro lado, utilizou-se da observação e da participação indireta no planejamento e execução do evento durante os anos de 2014 e 2015. O trabalho tem por objetivo compreender as transformações que ocorreram com essa tradição e entender de que maneira ela sobreviveu e se sustenta dentro de um contexto social, secularizado, atraindo milhares de participantes. No primeiro capítulo, faz-se uma revisão histórica sobre a formação das características do catolicismo popular no Brasil.





salmos 105  crença em tal inclinação natural à malícia constitui a doutrina a que se chama pecado original. Essa explicação é sintetizada no símbolo da queda, segundo o qual a revolta contra a bondade divina é uma escolha, se bem que certa tendência à rebeldia compõe a própria estrutura humana. A religião cristã enfrenta novos desafios, e conta com novas possibilidades, para  anunciar a sua mensagem e vivenciar, sempre de novo, o que é cristianismo. Afora o aspecto intelectual da Idade Média, um evento de primeira importância ocorrido nessa era foi, em meados do século 11, o Grande Cisma.

Fé Bahá'í



O documento determinava que o governo do Império Romano assumiria a neutralidade em relação à religiosidade da população. O catolicismo é uma vertente do cristianismo que reúne o maior número de fiéis  leia mais . De acordo com algumas estatísticas de 2012, o catolicismo congrega 28% de cristãos em relação à população mundial. A religião popular, em certo sentido, pode ser considerada como aquela que não atingiu um nível de atualização na sua expressão, ou que não é erudita no sentido etimológico da palavra.

  • E o "lugar" onde encontro a Deus, não é só o templo, mas também a rua, as canções populares, o falar da gente do povo...
  • O que há de se contribuir para esse avanço como o objeto da pesquisa, abordando um conjunto de ferramentas teórico-metodológicas, históricas e eclesiásticas, dentro de uma política geradora de fontes centrais do poderio católico para a Santa Sé no país.
  • Os católicos acreditam que o Papa, com sede em Roma, é o sucessor de São Pedro, a quem Cristo apontado como o primeiro chefe de Sua Igreja.
  • "Não um catolicismo oficial, mas aquilo que a gente chama de catolicismo popular".
  • A Igreja Católica e as igrejas ortodoxas acusavam-se mutuamente de cismáticas e heréticas , embora recentemente devido a esforços ecumênicos estas acusações e excomunhões tenham sido retiradas e tenha-se chegado a uma aceitação básica das prerrogativas do papa.


Nesse período, a perda do poder temporal do Papa e da sua soberania sobre Roma somou-se às disputas entre a Igreja Católica e o Estado liberal, reivindicando competências que, por tradição, eram da jurisdição da Igreja. Iniciou-se um desacordo que ultrapassou os limites geográficos de Roma e se espalhou pelos países com forte presença católica. Nesse tempo, a igreja acusou os métodos de ensino nas disciplinas filosóficas e a “inqualificável doutrina do comunismo”, com os responsáveis por enganar e corromper a juventude, dando “[...] o veneno da serpente [...] da Babilônia”27. Nesse contexto, a Igreja Católica, autoproclamada como detentora e guardiã das tradições cristãs, vivenciou o abalo na sua capacidade de garantir a transmissão das experiências para as próximas gerações. Daí a sociedade moderna passou por um rearranjo social e ideológico, no qual as referências sólidas do passado se esvaíram, tornando o futuro incerto. De sorte que, dentre todas as funções, a principal era cuidar das relações internacionais da Santa Sé com os outros entes internacionais, e sob sua responsabilidade os representantes diplomáticos, Núncios Apostólicos, exercendo função de diplomatas e de eclesiásticos.

1 O Catolicismo No Brasil E A Igreja Romana Como Ente Internacional



O purgatório para aqueles que estão destinados ao céu, mas antes  tem de viver o estado de purificação. Purgatório não é lugar, mas um estado de purificação das almas após a morte. A Igreja chama purgatório a esta purificação final dos eleitos que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. Ambos devem ser vistos com uma vida sobrenatural, assim sendo, entender que não existe espaço ou tempo no mundo espiritual.

  • O primeiro dogma representou uma resposta da Igreja Católica às novas concepções materialistas e hedonistas resultantes da revolução burguesa, paralelas ao processo acelerado de industrialização; o segundo constituiu uma reação ante o avanço das idéias liberais, com afirmação progressiva dos direitos do homem.
  • Quando se faz a opção pela cremação, seja por um pedido da pessoa ou por questão de saúde, tal atitude não deve negar a fé na ressurreição.
  • Católicos e cristãosbuscar o perdão por seus pecados pessoais através da fé em Jesus Cristo.
  • Se, efetivamente, o santo está presente na vida diária do fiel, ele inspira, também, os acontecimentos grupais das pessoas.